top of page

SOBRE NÓS

Em meados de 1975, José Borges do Nascimento, conhecido por boa parte da cidade de Patos de Minas - MG como José Manquinho e seu sócio, viram a necessidade de trazer uma oficina voltada para o ramo de máquinas de costura, já que neste período o desenvolvimento comercial com a implantação de indústrias de confecções estava em alta. Assim ele deu inicio a empresa “Feira das Máquinas de Costura”.

FE_edited.jpg

O estabelecimento de José Manquinho situava-se em frente à Praça Antônio Dias, e desde cedo ele e seus dois filhos, Gilson Borges do Nascimento, de apenas 13 anos e Gilmar Borges do Nascimento, de 16 anos, ganhavam a vida consertando máquinas de costura. Em 1983 vendo uma oportunidade de crescimento na área do tricô seu filho

Gilson foi para São Paulo fazer cursos para assim trazer inovações e aumentar seu conhecimento em consertos de novas máquinas que estavam surgindo no mercado.

Retornando a Patos de Minas - MG, Gilson pode pôr em prática tudo que aprendeu no período em que esteve fora, foram dias gloriosos já que na década de 80 o tricô se alavancou, trazendo para a empresa novos clientes e um aumento do lucro. Após 10 anos de existência da firma seu sócio vendo que o mercado estava em expansão, decidiu romper a sociedade e abrir a sua própria loja, se tornando então o primeiro concorrente.

 

Em 1988 seu filho Gilmar se casa e decide dar seguimento no ramo de conserto em Patrocínio, onde reside até os dias de hoje. Com a diminuição das vendas no inicio da década de 90 seu filho Gilson decide deixar seu pai e tentar a sorte em Brasília em um segmento diferente, onde ficou por seis meses sem sucesso aparente. No período em que Gilson esteve fora, José Manquinho decide fechar o estabelecimento na Praça Antônio Dias e abrir em sua residência na Rua Duque de Caxias.

 

Quando seu filho mais novo retornou do Distrito Federal, voltou a trabalhar com seu pai, mas Gilson estava com uma ideia de inovação para que além de serviços, começassem a investir na venda de peças, trazendo então um conflito com seu pai que já estava acostumado e não queria mudanças por já estar com a idade avançada.José Borges entendendo que o mercado estava em constante mudança e que ele com sua idade já não conseguia mais acompanhar decide fechar a sua loja.

 

Logo em seguida, Gilson Borges decide reabrir a loja em seu nome, renomeando a como Feira das Maquinas de Costura e Tricô em um novo endereço situado na Rua Ana de Oliveira, bem no centro da cidade, onde perdura atualmente. No período de 1998 a 2005, o empresário passou por inúmeras dificuldades, entre elas o pagamento do lote que comprara para a construção da nova loja. Construção essa que trouxera muitas preocupações advindas pela demora de sua conclusão, pois além de ser uma nova localização para seu estabelecimento, seria também a construção da casa aonde iria se residir com sua família.

Em novo endereço e o número de clientes aumentando, Gilson contratou dois novos funcionários para ajudá-lo a suprir com a demanda de serviços. No ano de 2016 prevendo novas mudanças, o então empresário decide entrar também no ramo de aviamentos, trazendo para seu estabelecimento novos produtos e uma nova cartela de clientes.

 

Atualmente a loja leva o nome de Feira das Máquinas de Costura, onde Gilson se mantém estabilizado e sem intenções de evoluir, pois ele tem conhecimento de que crescer nesse ramo será difícil, já que a tecnologia está em constante mudança tornando o trabalho manual cada vez mais escasso nos lares e nas organizações.

 

Equipe Feira das Máquinas

 

 

Por Feira das Máquinas

publicado em 04/10/2022

bottom of page